sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

A Mar Te





A Mar Te hei
até ao dia seguinte
Incondicionalmente


Lena d´Água , in "A mar te" [1984]

**************************************************
Inverter a prosa, o ritmo, o silêncio
Na noite gélida, olhando o mar pela janela da sala
O cabo Espichel ao longe,
o oceano aqui tão perto,
dissimulado pelas luzes da base da Nato
avisto a ponte sobre o Tejo,
a outra margem,
toda a costa que se estende
até Sesimbra.

Do outro lado, no meu quarto
a serra de Sintra,
um pequeno ponto luminoso,
talvez o palácio da Pena,
a pena que o amor é.
Será que vale a pena?
A mais estranha invenção
dos homens,
talvez o amor, talvez…

*************************************************

Estranhas são as minhas noites, já me esqueci qual foi a última que dormi oito horas seguidas, terá sido há três, quatro anos, já não sei…
Alguém tem o direito de me invadir em pleno sono, inquietar-me, roubar-me a paz, remexer debaixo da minha pele, propagar-se na minha mente, como se tivesse direitos de autor sobre ela…
Daqui a umas horas tenho mais uma reunião, daquelas que desgastam e não levam a lugar nenhum, pois esse local onde uns ganham e outros perdem não me interessa. Interessa-me estar do outro lado… aquele onde “ele” está mas não assume, por medo, cobardia, vivendo assim uma vida enclausurada em si próprio, enevoada pela espada proclamada, cavaleiro dum tempo incerto.
Calcular, engendrar o que não quero. Não consigo entender o alcance da crueldade, mas tento, todas as noites tento, mas o sono esvai-se e o sol reaparece com um estranho brilho, outra vez…
Como alguém me dizia, às vezes, temos que dar dois passos atrás para podermos dar um novo passo em frente.
Os anjos andam à solta, sem terra, invadem o éter e é assim que os sentimos, na dimensão mais secreta do sentir, onde a crueldade fica à porta.

A Mar Te hei
incondicionalmente
até ao momento certo


Foto 1: Pintura Da Costa Maya, capa do livro referido.
Foto 2: Início de 2009, sem maquilhagem, sem máscara… de frente.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sem maquilhagem ou com maquilhagem, eis a questão.
As três linhas finais são muito bonitas.
bjs
Gaby

superior disse...

It seems my language skills need to be strengthened, because I totally can not read your information, but I think this is a good BLOG
jordan shoes