quarta-feira, 16 de abril de 2008

Provavelmente, não há coincidências...


Tríptico da Descida da Cruz atribuído a Gérard David

Painel Central: Descida da Cruz

1518-1527

Pintura a óleo sobre madeira de carvalho

Conjunto pictórico redescoberto em 1915 na Igreja do Santo da Serra, na ilha da Madeira, depois adquirido por Américo Olavo e restaurado em Lisboa por Luciano Freire.
Foi vendido mais tarde ao antiquário Adolphe Weiss, de Viena de Áustria, e novamente intervencionado.
Foi adquirido pelo estado português em 1954, e depois exposto no Museu Nacional de Arte Antiga, de onde transitou para o Museu de Arte Sacra do Funchal.
Deve ter por origem provável o convento franciscano de Nossa Senhora da Piedade em Santa Cruz, hoje desaparecido.
Apresenta-se o episódio do Descimento, em que o corpo do Salvador está a ser despregado da Cruz.
Nicodemos retira com uma turquês o braço direito de Cristo, enquanto José de Arimateia segura o tronco e João as Suas pernas.
De pé Maria, Sua mãe, espera a descida do corpo, enquanto Maria Madalena, ajoelhada, adora o Senhor de mãos postas. No fundo representa-se uma visão fantasista de Jerusalém, transfigurada em cidade flamenga do fim da Idade Média.
Num volante Maria Adão, ajoelhada, é apresentada por São Tiago Maior, identificado pelo bordão e chapéu de peregrino.
No reverso, em grisalha, São Tiago Menor, em vestes episcopais, com o pente de cardador como atributo.
No volante oposto, Jorge Lomelino é apresentado por São Bernardino de Siena, identificado pelo trigrama IHS, símbolo do nome de Jesus. No reverso, em grisalha, Santa Luzia.
Gérard David nasceu entre 1450-60 em Oudewater na actual Holanda, tendo-se registado em Bruges como mestre pintor em 1484.
Inscreveu-se em 1515 na guilda de Antuérpia.
Morreu em Bruges em 1523. O artista recupera uma tradição flamenga quatrocentista, de Jean van Eyck, fazendo do espaço, e sobretudo do horizonte baixo, uma experiência comum aos fiéis observadores e às próprias personagens representadas, como é o caso de outras obras atribuídas a Gérard David, caso do Tríptico Sédano do Museu do Louvre, ou o Tríptico do Baptismo de Cristo do Museu Groninge de Bruges. Veja-se ainda a proximidade do rosto da Virgem, com a Pietá do Museu do Hermitage.

Arte Flamenga, Museu de Arte Sacra do Funchal, Luiza Clode e Fernando António Baptista Pereira, EDICARTE, 1997, p. 44.


Será coincidência? 1518 - 1527 [69 - 69].
Provavelmente, não há coincidências...

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